• Dolores 602

Do olhar à transformação. Como o CURA virou música.

Atualizado: 7 de Mar de 2018


"Curandeiras" - por @acidumproject | Photo by Instagrafite. “


Fiquei sabendo do CURA - Circuito Urbano de Arte - quando ele já estava em andamento, na sua primeira edição, em julho de 2017.


Foi assim: a Ale Faria passava a máquina 2 no meu cabelo pela primeira vez enquanto me contava que ia dar um rolê na rua Sapucaí e ver os murais nas empenas serem pintados ao vivo no fim de tarde. Fiquei impressionada com a ideia. Curiosa, maravilhada, mas sem a noção real de como seria o efeito visual da ocupação dessas imagens na cidade em que moro e pela qual me apaixonei desde que para cá me mudei, em 2000.


Dois dias depois, dirigindo pelo centro da cidade, quase bato o carro ao ver as pinturas tão vivas, tão expressivas, tão bonitas! Deu vontade de parar só pra ver. E fiquei imediatamente tomada de um sentimento enorme de amor, gratidão e fé nas pessoas. Sim, nós podemos. Nós podemos construir a cidade que queremos, o mundo que queremos. E por que não através da arte?

“A Carinhosas” – Marina Capdevila | Photo by Instagrafite. “


Dizem que quando entregamos uma criação artística para o mundo ela deixa de ser nossa e passa a ser universal. Com o CURA foi assim… ele ficou sendo meio meu, meio meu lar mental por alguns dias… até que transbordei numa canção sobre o olhar ao entorno e a si mesmo. Sobre olhar pra fora e ver o que está acomodado. Sobre olhar pra dentro e ver o que está na zona de conforto. E ver também os potenciais… ver como somos bonitxs e não vemos porque estamos sempre correndo. “O que mora ao redor e se agasalha em si mesmo precisa desvendar cores, luzes mais de dentro pra descobrir, enfim, que o que era cinza virou sol, onde o movimento ganhou cor. E o que era nada, hoje é o centro do meu olhar”. O CURA viu nas empenas cegas dos edifícios do centro de Belo Horizonte não o cinza, mas grandes telas para a arte urbana. O resultado disso é a leveza, a contemplação e a alegria de viver. Dentro e fora. Por mais projetos como esse e por mais edições do CURA, renovando cada vez mais a paisagem urbana e nosso olhar sobre a cidade que queremos!


Camila Menezes.


Conheça o CURA - Circuito Urbano de Arte

>> http://cura.art/

>>> www.instagram.com/cura.art/


45 visualizações0 comentário